Como tratar a tontura?
- brsfisioterapiaesp
- 13 de mai.
- 2 min de leitura
A tontura e a vertigem são problemas que afetam muitas pessoas. Elas podem causar desconforto e até mesmo limitar as atividades diárias. Se você está enfrentando esses sintomas, este post é para você. Vamos explorar as causas, os tratamentos disponíveis e algumas dicas práticas para lidar com esses problemas.
O que é tontura e vertigem?
A tontura é uma sensação de desequilíbrio. Já a vertigem é uma sensação de que você ou o ambiente ao seu redor está girando. Ambas podem ser causadas por várias condições, desde problemas no ouvido interno até questões neurológicas.
Esses sintomas podem surgir de repente e, em alguns casos, podem ser acompanhados de náuseas, vômitos ou dificuldade para manter o equilíbrio. É importante entender que, embora sejam comuns, eles não devem ser ignorados.
A tontura está entre as principais causas de consultas médicas em todo o mundo e a fisioterapia é fundamental no processo de recuperação do paciente com vertigem de origem vestibular e de outros distúrbios do equilíbrio.
O sistema vestibular é um acelerômetro, que capta a movimentação angular e o posicionamento da cabeça no espaço (flexão, extensão, inclinação e rotação), acelerações e desacelerações lineares num plano horizontal e vertical, orientação da cabeça em relação ao eixo gravitacional; através do reflexo vestíbulo-ocular, permite a estabilização e a nitidez da imagem captada pelos olhos durante os movimentos da cabeça, além de contribuir para a manutenção da postura e do equilíbrio corporal.
A reabilitação vestibular é um tratamento complementar baseado em um grupo de exercícios personalizados de acordo com a necessidade do paciente, que tem o objetivo de reduzir os sintomas de tontura e promover a recuperação do equilíbrio corporal.
Para quem é indicado ou em quais situações?
A terapia é indicada para pessoas com perturbação do equilíbrio corporal, ilusão de movimento, sensação de instabilidade, flutuação, oscilação, vertigem crônica (sensação rotatória de objetos ou de si próprio), vertigem aguda, vertigem por mudança de postura, pacientes idosos com alteração de equilíbrio que apresentam quedas e desvio de marcha, tontura em veículos em movimento, desconforto em lugares movimentados (shopping centers, supermercados e feiras).
O tratamento é baseado em manobras de reabilitação específicas para a vertigem posicional ou exercícios físicos direcionados e repetitivos, selecionados de acordo com as queixas do paciente e a alteração funcional, os exercícios envolvem movimentos de cabeça, olhos e tronco e é imprescindível o acompanhamento do profissional neste processo.
Comentarios